Ilhas Mágicas

Venha connosco conhecer as ilhas de São Vicente e Santo Antão, que embora bastante contrastantes, cada uma nos oferece agradáveis e diferentes sensações

A Ilha de São Vicente de base vulcânica, ainda hoje conserva as suas origens. Esta ilha tem como capital a cidade do Mindelo, onde a maioria das pessoas vem desfrutar da agradável capacidade de bem receber dos seus habitantes, a que orgulhosamente chamam Morabeza. Nesta cidade, apelidada de capital cultural do arquipélago, a noite tem um fascínio especial, pois em cada canto nos deparamos com musica ao vivo, reportando todos os géneros musicais de Cabo Verde, com grande incidência, claro está, para a Morna, eternizada pela diva do pé descalço, Cesária Évora, pois foi exactamente nestes mesmos locais que também ela iniciou a sua brilhante carreira musical.
Para além da vida cosmopolita do Mindelo, São Vicente é ainda orgulhosamente detentora de belas praias, tais como Baía das Gatas, Salamansa, Calhau e São Pedro.
Para os amantes dos desportos náuticos, como windsurf, surf, Kitesurf, esta ilha tem ainda outras praias com excelente aptidão para a sua execução.
Em pouco mais de 30 minutos o ferry leva-nos até á Ilha de Santo Antão, onde nos é oferecido um cenário de tom verde pintalgado, sempre com casario colorido, que irá com certeza cativar o olhar e os sentidos dos visitantes. Deslumbre-se com a imponência das montanhas que dividem a ilha, com cenários acentuadamente contrastantes, pois enquanto que a Sul contemplamos uma zona completamente árida, em contraposição, o Norte, presenteia-nos com enormes e fascinantes zonas verdes e frescas.
Sendo uma ilha de assinaláveis montes e picos, levadas e vales, Santo Antão proporciona uma infinidade de actividades desportivas, entre as quais se destacam as caminhadas, o trekking e desportos radicais.
As principais cidades são Porto Novo e Ribeira Grande.

SãoVicente/Santo Antão

Itinerário

Dia 1 Portugal/São Vicente

Dia 2 Mindelo/Visita á Cidade/Santo Antão

Dia 3 Pico da Cruz/Ponta do Sol/Chã de Igreja

Dia 4 Porto Novo/Lajedos/Alto Mira

Dia 5 No coração do Vale do Paul

Dia 6 S. Antão/S.Vicente/Volta á Ilha

Dia 7 Dia livre em Pensão Completa

Dia 8 São Vicente/Portugal

 

CIRCUITO CABO VERDE – ILHAS MÁGICAS

S. VICENTE / S. ANTÃO

DIA 1: PORTUGAL/SÃO VICENTE

Chegada ao aeroporto Cesária Évora em São Vicente.
Transfer para o hotel. 

Jantar e noite

Hotel em S. Vicente

Ilha de S. Vicente – Cabo Verde

Dia 2: MINDELO/VISITA Á CIDADE/SANTO ANTÃO

Pequeno almoço.

Descoberta da capital da ilha de São Vicente: com uma superfície de 227 km2, São Vicente é uma ilha de características únicas, que nos convida de forma particular a usufruir das célebres noites Cabo-Verdianas.
Volta panorâmica à cidade de Mindelo. Fascinante pela sua universalidade, pela amabilidade das suas gentes, assim como pelo factor comum transversal á quase totalidade dos Mindelenses, que é a paixão pela música, eternizada pela saudosa diva dos pés descalços, Cesária Évora. Poderemos presenciar isso mesmo na maior parte dos bares da cidade onde predomina a música ao vivo, que impõe um ritmo de boa disposição na vida nocturna de Mindelo. Descendo pela bonita avenida marginal que ladeia a Baia de Porto

Grande, veremos a Estátua de uma águia prestes a iniciar voo. Descoberta da réplica da Torre de Belém de Lisboa. Passamos ainda pelo Mercado de Peixe fresco, assim como do Mercado Africano, com as suas roupas e objectos característicos deste continente. Visitaremos a Pracinha da Igreja, que é a praça mais antiga da ilha, indo conhecer ainda o Mercado das Frutas e Legumes.

Degustação de uma bebida típica de Cabo Verde

Almoço no Restaurante

Transfer para o Porto de São Vicente e travessia no ferry para a Ilha de Santo Antão.
Chegada a Porto-Novo
Mudança de paisagem.
É uma ilha fantástica, detentora de uma incrível beleza, com as suas imponentes montanhas e vales profundos e verdejantes.

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

Dia 3: PICO DA CRUZ / PONTA DO SOL / CHÃ DA IGREJA

Pequeno-almoço.

Subida em direcção a Pico da Cruz, localizado entre 1.300 e 1.600 metros de altitude.
Deslocar-nos-emos até á pequena casa do guarda-florestal, onde iremos gozar de um ponto de vista excepcional sobre as ilhas de S. Vicente, Santa Luzia e São Nicolau. O guia dar-nos-á a conhecer as diferentes espécies de plantas endémicas. A esta altitude descobrimos uma floresta de pinheiros e eucaliptos. De um lado, Pico da Cruz faz face a São Vicente, facultando-nos a espectacular vista sobre o braço de mar que separa as 2 ilhas.
Do outro lado, é-nos oferecida a deslumbrante paisagem do Vale do Paul, estendendo-se até 900 metros abaixo dos nossos pés.
Partida em direcção a Ponta do Sol. Durante o percurso pararemos em Delgadinho de onde podemos ver Ribeira da Torre e Ribeira Grande.
Chegada a Ponta do Sol, vila que com todo o seu charme, vaidosamente nos oferece um panorama colorido, composto pelas suas casas de cores fortemente vincadas.

Estas lindas casas antigas construídas á imagem da arquitectura
colonial, constituem hoje um valioso património histórico da ilha de Santo Antão. Iremos ver como se fabricam os barcos de pesca em madeira, manualmente trabalhados.
Descoberta do Porto de Pesca.

Almoço no restaurante

Partida em direcção a Chã da Igreja, povoação cerrada em volta da sua pequena igreja.
Aldeia encantadora, edificada sobre um promontório, com a igreja e o casario caiado de branco.
Nesta região gozamos da apreciação de panoramas magníficos sobre o Oceano Atlântico.

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

DIA 4: PORTO NOVO / LAJEDOS / ALTO MIRA

Pequeno almoço.

Caminhada e descoberta da cidade de Porto Novo

Veremos os pescadores tratando das redes de pesca do atum (sob reserva das condições climatéricas e da chegada dos pescadores). A poucos metros de distância, as mulheres vendem o peixe fresco.
Passagem pela avenida Amílcar Cabral, onde foi erigida uma estátua em honra da Mulher Cabo-Verdiana.
Visita da Igreja centenária de S. João Batista.

De seguida tomamos o caminho em direcção a “Pousolana oásis“.

Seguimos em direcção a Lajedos.

Almoço na herdade de Babilónia

Esta herdade teve origem num projecto comunitário para o desenvolvimento da agricultura local, onde iremos degustar especialidades regionais. Visitas da propriedade (culturas, criação de gado) com possibilidade de adquirir produtos locais produzidos pelos habitantes desta vila.

Continuação para Ribeira das Patas e Alto Mira

É em Ribeira das Patas que se dá início às celebrações de São João Baptista, uma festa de romaria que se realiza entre os dias 23 e 25 de Junho, tendo como seu ponto alto, o dia 23, com a peregrinação até Porto Novo, onde o sagrado e o profano se misturam, ao som dos tambores, apitos e vozes que convidam à dança Kola San Jon.
A região de Alto Mira, de grande potencial agrícola, com os seus vales verdejantes descendo a encosta até ao mar, atravessando pequenas povoações, faculta-nos a contemplação de magníficas paisagens. 

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

DIA 5: NO CORAÇÃO DO VALE DO PAUL

Pequeno almoço.

Partida em direcção a Paul pela estrada litoral e visita do célebre Vale do Paul, o mais verdejante desta ilha. É aqui que se produz a maior quantidade de grogue, bebida local feita á base de cana de açucar.
Chegada á pequena localidade Passagem.
Aqui, faremos uma pausa onde podemos registar estas lindas paisagens com a nossa máquina fotográfica.

Caminhada de cerca de 2 horas bem no coração do vale, que nos permitirá descobrir casas de colmo e terraços cultivados. Veremos uma pequena aldeia primitiva com reduzidas e rudimentares casas em pedra. O desenvolvimento harmonioso e a interacção humana com a natureza, complementando-se com o natural sorriso oferecido pelas crianças, encantar-nos-ão.

Almoço

Aqui, degustaremos a tradicional e famosa cachupa, prato típico de todo o Arquipélago, cozinhado com ingredientes produzidos no local.
Enveredamos pela estrada panorâmica de Corda até chegarmos a Plateau de Lagoa. Grandes extensões virgens complementadas pela hospitalidade da população local, oferecem-nos uma jornada com sabor especial inesquecível. O queijo de cabra é uma especialidade deste planalto, sendo-nos explicado o seu método de produção. Não deixamos esta região sem antes fazermos uma visita a uma escola primária (salvo durante as férias escolares), onde iremos conhecer e conviver mais de perto com as doceis crianças, que nos surpreendem principalmente pelo seu natural e simpático sorriso. Regresso a Porto Novo. Durante o percurso usufruiremos de majestosas paisagens. 

Noite no hotel

Hotel em S. Antão
Ilha de S. Antão – Cabo Verde

DIA 6: PORTO NOVO / MINDELO/VOLTA À ILHA

Pequeno almoço.

Transfer para o porto de Porto Novo. Travessia no ferry.

Regresso a Mindelo.

Início de viagem em direcção a Calhau: durante o trajecto podemos apreciar um lindo vale, sendo único nesta ilha de S. Vicente, onde a água para o regadio é extraída dos poços através de moinhos de vento/catavento. De novo na estrada em direcção a Baia das Gatas, soberba baia, cuja praia inserida em águas calmas e cristalinas nos oferece uma enorme piscina natural. É também nesta bela praia que todos os anos, em Agosto, tem lugar um célebre festival de musica que recebe visitantes de todas as ilhas, assim como de diferentes países.

Almoço no restaurante 

Regresso por Salamansa, pequena vila piscatória. Iremos conhecer o seu modo de vida.
De seguida iremos em direcção a Monte Verde, promontório com soberba vista sobre a cidade do Mindelo e as praias do norte da ilha, assim como as vizinhas ilhas de Santo Antão, Santa Luzia e São Nicolau.
De seguida, estrada em direcção a Mindelo, e poderemos apreciar Monte Cara, um dos ex-libris de S. Vicente. Não é mais do que uma montanha cujo relevo visto de longe, nos mostra, bem definida, a forma de um rosto.

Jantar e noite no hotel

Hotel em S. Vicente
Ilha de S. Vicente- Cabo Verde

DIA 7: S. VICENTE

Dia livre em Pensão Completa

Hotel em S. Vicente
Ilha de S. Vicente- Cabo Verde

DIA 8: SÃO VICENTE / PORTUGAL

Pequeno almoço.

Transfer para o aeroporto e voo com destino a Portugal

Programa indicativo sujeito a alterações em função dos horários dos voos e dos ferry’s

BOA VIAGEM